O treinamento de pais é uma intervenção comportamental, originalmente conduzida por um profissional da psicologia e que tem por objetivo ensinar aos pais estratégias eficazes de manejo comportamental. Nessa intervenção, os pais aprendem a lidar com as crianças, diminuindo de maneira significativa os comportamentos problemáticos e reforçando/incentivando os bons comportamentos.

O treinamento de pais tem potencial para beneficiar QUALQUER família, no entanto, para crianças de alguns grupos clínicos a intervenção tem se mostrado muito importante! O TP tem sido recomendado como tratamento complementar nos quadros de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), em especial para crianças com sintomas/comportamentos externalizantes e além disso é o tratamento de primeira escolha para o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD).

Crianças com TDAH, usualmente, falam demais, são mais distraídas, agitadas, demandantes, emburradas e pouco cooperativas, o que é mais desafiador para os pais, e gera estresse e sobrecarga. O estresse parental por sua vez contribui para a adoção de estratégias negativas de manejo comportamental que acabam por aumentar esses problemas gerando um ciclo vicioso. Cerca de 50% dos casos de TDAH acabam tendo diagnóstico de TOD. Nesses casos a criança passa a ter um comportamento desafiador, discutindo demais, se recusando a obedecer às regras, batendo de frente com figuras de autoridade, entre outros problemas mais graves. O ambiente familiar é aqui um fator determinante para a presença dessa comorbidade no TDAH e, portanto, para o prognóstico. A severidade dos problemas comportamentais está intimamente relacionada à forma como lidamos com esses problemas.

Intervir nesses sintomas significa possibilitar uma melhora substancial na qualidade de vida dessas crianças, já que eles estão relacionados a desfechos negativos a curto e longo prazo. Além disso a melhoria na interação pais-filhos traz enormes benefícios a toda a família.

Um nível adequado de afeto e acolhimento somados à um nível também adequado de controle é essencial e faz parte de uma educação/criação saudável. Fornecer esse ambiente seguro e bem estruturado para as crianças é importante em qualquer circunstância.

A PLATAFORMA ONLINE PARA TREINAMENTO DE PAIS

O TPonline ou TPO foi adaptado do modelo proposto por Alan Kazdin, professor de psicologia e psiquiatria infantil da universidade de Yale nos Estados Unidos. Este modelo é bem validado e é inteiramente baseado em evidências científicas!

O TPO está organizado em 6 módulos que deverão ser concluídos em 6 semanas. A intervenção é direcionada aos pais ou cuidadores principais da criança e é inteiramente autodirigida. A indicação é para famílias cujas crianças apresentam problemas comportamentais no geral, e em especial para os grupos clínicos mencionados (o TDAH e o TOD).

Esta plataforma foi desenvolvida pelo designer gráfico Daniel Augusto Ferreira e Santos, sob supervisão do serviço de psicologia/neuropsicologia do NITIDA, e sob coordenação da psicóloga Gabrielle Chequer de Castro Paiva.

Daniel Augusto Ferreira e Santos

Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e mestre em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Gabrielle Chequer de Castro Paiva

Formada em psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), mestre e doutoranda em Medicina Molecular pela UFMG

Parte da plataforma foi desenvolvida durante o mestrado do Daniel, e sua validação científica faz parte do doutorado da Gabrielle, ambos orientados pela professora Dra. Débora Marques Miranda no programa de pós graduação em Medicina Molecular da UFMG.

O projeto foi inteiramente desenvolvido na faculdade de medicina da UFMG e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Programa Pesquisa Para o SUS (PPSUS) e Ministério da Saúde.